Os pedidos de venda na Shopee são fundamentais para o sucesso dos vendedores na plataforma. Neste artigo, vamos fornecer uma visão direta e prática, explicando o que são e como funcionam esses processos, oferecendo informações valiosas para otimizar a experiência dos vendedores.

O processo de preparação dos produtos para envio aos clientes chama-se expedição de pedidos, que pode ser realizada de forma individual ou em massa.

É de suma importância que você dedique a máxima atenção durante o processo de expedição na Shopee. Isso garante que todos os itens sejam enviados conforme o pedido de venda, minimizando erros operacionais que podem afetar a satisfação do cliente. 

 

Conferência e Separação

Acesse a página de pedidos de venda, observe o status do pedido e caso esteja aprovado, inicie o processo de expedição. É vital organizar e conferir minuciosamente os dados do pedido, inclusive as observações do cliente. Em seguida, separe fisicamente os produtos de acordo com as quantidades adquiridas. 

 

Faturamento e Etiqueta

É o momento da emissão da nota fiscal e geração da etiqueta de envio. Se a sua empresa não emite notas fiscais e utiliza os Correios, é possível efetuar a postagem com uma declaração de conteúdo fornecida pela Shopee, juntamente com a etiqueta. 

 

Empacotamento

Embale devidamente os produtos, fixe a etiqueta de envio e a nota fiscal ou declaração de conteúdo na área externa do pacote. Certifique-se de que os produtos estejam adequadamente protegidos dentro da embalagem e que esta seja resistente o suficiente para suportar possíveis impactos durante o transporte.

 

Envio do pedido

Realize a postagem ou coleta dos pedidos, conforme seu modelo logístico. Após o despacho, verifique no portal se os pedidos foram atualizados (pode levar alguns minutos) e se já constam na aba enviados (pedidos em transporte). Após a entrega ao consumidor, eles são automaticamente migrados para a aba concluído (pedidos entregues).