Os Correios é a principal opção para quem deseja realizar vendas com envios para todo o Brasil. Para que a entrega seja bem sucedida, é preciso atentar-se ao funcionamento e as principais regras dos Correios.
Mas, antes de iniciarmos, é importante que você entenda alguns termos:
Objeto (pacote / encomenda): Refere-se ao item que está sendo enviado.
Remetente: É a pessoa ou empresa que envia o objeto.
Destinatário: É a pessoa que irá receber o objeto enviado pelo remetente.
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), mais conhecida como Correios, é a estatal brasileira responsável por envios e entregas de correspondências e encomendas. A empresa atua em todo o território nacional, com mais de 6 mil postos de atendimento próprio e cerca de 90 mil funcionários.
Para ter frete com valores mais econômicos, é recomendado que você possua um contrato próprio com os Correios ou utilize um intermediador, como o Melhor Envio, Nuvem Envio ou os marketplaces.
É importante a realização do simulado de frete para ter uma ideia mais precisa, pois o preço do envio depende de alguns fatores, são eles:
Distância entre o CEP do remetente e do destinatário
Modalidade de envio e serviços adicionais
Peso e dimensão do objeto
Geralmente é o seu cliente, no momento que ele realiza a compra no seu e-commerce. Caso você ofereça frete grátis ao consumidor, o custo será da sua empresa. O pagamento deste frete aos Correios poderá ocorrer das seguintes formas:
Convencional: Pagamento na hora da postagem
Intermediador: Pagamento antecipado (crédito)
Contrato próprio: Pagamento mensal
É uma norma adotada pelos Correios para impedir ou limitar o transporte de determinadas mercadorias, sejam elas perigosas ou não, por questões de segurança. Essas normas são estabelecidas com base nas leis federais. Conheça a diferença entre envios proibidos e restritos:
Proibidos: Refere-se a itens que por lei não podem ser transportados, por exemplo, ilegais; ou que os Correios não dispõe dos recursos necessários para o transporte, por exemplo, produtos perecíveis e fétidos, inflamáveis, corrosivos, objetos fora do padrão, etc.
Restritos: São aqueles que precisam de cuidados especiais para o transporte e geralmente o remetente ou destinatário possui um contrato com os Correios. Por exemplo: produtos líquidos e pastosos, joias e pedras preciosas, medicamentos, etc.
Refere-se ao serviço de entrega que será contratado. Confira as principais modalidades de envio dos Correios para e-commerce, suas respectivas características e limites:
Serviços Adicionais: Os Correios oferecem a opção de entrega em Mão Própria (MP), Aviso de Recebimento (AR) e seguro (valor declarado) para qualquer uma das suas modalidades.
ATENÇÃO: Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas de entrega, a encomenda ficará disponível para retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos. Caso o destinatário tenha recusado o recebimento ou não busque o pedido no prazo citado acima, a encomenda será devolvida ao remetente. Existe também a possibilidade do remetente solicitar a suspensão da entrega, para que o pedido retorne para o seu endereço.
Embalar e acondicionar produtos para envio é muito importante, pois garante que eles cheguem ao destino final em perfeitas condições. Para isso, é importante seguir o padrão de embalagens estabelecido pelos Correios.
Vale destacar que o remetente é exclusivamente responsável pela embalagem e acondicionamento do produto. Portanto, utilize embalagens resistentes para suportar o peso do produto e as condições de transporte, garantindo assim que ele chegue ao destino final intacto.
Embalagens: precisa ser de uma cor neutra e sem exposição visual ou textual não prevista em contrato.
Caixa (preferência papelão)
Envelope (preferência plástico com lacre)
Pacote (embrulho retangular em papel pardo)
Acondicionamento: Garanta que a mercadoria esteja bem protegida dentro da embalagem, evitando avarias.
Fita adesiva e adesivo (produto frágil)
Saco canguru para Nota Fiscal
Plástico bolha ou emborrachado
Papel, Isopor, espumas ou almofada de ar
Os Correios possuem limite de peso e dimensão para postagens. Caso exceda o limite de peso ou dimensão, existe a possibilidade de separá-los em volumes, enviando a encomenda em mais de uma embalagem. Conheça os limites de peso e dimensão para postagem nacional:
Peso: Até 30kg
Altura: Menor lado da embalagem, de 1cm (envelope) ou 4cm (caixa/pacote) até 100cm;
Largura: Segundo menor lado, de 10cm até 100cm;
Comprimento: Maior lado, de 15cm até 100cm;
Atenção: A soma dos três lados não pode ser menor que 26cm e nem ultrapassar 200cm.
É necessário que o remetente apresente na agência dos Correios, a nota fiscal eletrônica ou declaração de conteúdo do objeto a ser postado, bem como a etiqueta de postagem e sua identificação.
Atenção: Cole a etiqueta de postagem na borda da face de maior área da embalagem. Dobre a declaração de conteúdo ou nota fiscal (deixando visível a parte que exibe o código de barras e número da chave da NFe), adicione em um envelope plástico transparente e cole na embalagem.
O remetente poderá realizar a postagem em qualquer agência dos Correios. Geralmente, encomendas postadas até às 15h costumam já ser despachadas no mesmo dia. Caso você possua um contrato, próprio ou por intermediação, existe a possibilidade dos Correios realizarem a Coleta na sua empresa. Vale destacar que durante o transporte poderá ocorrer fiscalização por parte dos Correios ou órgãos competentes.
Os Correios disponibilizam um serviço de rastreamento de pedidos, que permite acompanhar o status da entrega pelo código de rastreamento. Acesse https://rastreamento.correios.com.br e informe o código.
Os Correios possuem uma política de indenização aos seus clientes em caso de eventuais problemas. Essa medida visa garantir a satisfação dos usuários quanto à qualidade dos serviços prestados e auxiliá-los na reparação de danos sofridos.
Os procedimentos para requerer a indenização variam de acordo com cada situação e sua solicitação ocorre através do site da empresa. Conheça abaixo os principais tipos de indenizações disponíveis:
Atraso: Caso o atraso tenha ocorrido por falha dos Correios, a indenização será entre 5% e 15% sobre os valores pagos na postagem.
Extravio, roubo ou entrega indevida: A indenização cobrirá os valores pagos na postagem e o valor declarado (caso contratado).
Espoliação, avaria total ou parcial: Indenização conforme resultados das apurações realizadas pelos Correios.
Serviços não prestados: Serão restituídos os valores postais pagos, acrescidos dos serviços adicionais, se contratados.
Acontece quando a encomenda foi entregue pelos Correios, mas por algum motivo o consumidor precisará realizar a troca ou devolução de mercadorias. Esse procedimento é chamado de logística reversa.
Na prática, o vendedor deverá fornecer ao consumidor um código de autorização de postagem, arcando previamente com os custos do novo envio. O consumidor deverá dirigir-se até uma agência dos Correios com o pacote devidamente embalado e código de postagem em mãos, além da Nota Fiscal de Devolução (gerada pelo vendedor) ou declaração de conteúdo.